Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidados paliativos oncológicos em um serviço público de atenção domiciliar / Oncology palliative care in a public home-care service / Cuidados paliativos oncologicos en un servicio publico de atención domiciliaria

Pilatti, Patrícia; Lagnia, Verlaine Balzan; Picasso, Milene Campanholo; Puma, Karen; Mestriner, Raquel Jeanty de Seixas; Machado, Diani de Oliveira; Mahmud, Sati Jaber; Jardim, Gislaine dos Santos; Braga, Heloisa Arrussul; Blatt, Carine Raquel; Zortéa, Karine.
Rev. bras. med. fam. comunidade ; 12(39): 1-10, jan.-dez. 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, Coleciona SUS (Brasil) | ID: biblio-877021

Objetivo:

Identificar o perfil dos pacientes com câncer e em cuidados paliativos e suas demandas referentes ao atendimento multidisciplinar existente em um Serviço de Atenção Domiciliar.

Métodos:

Estudo transversal com coleta de dados secundários dos pacientes oncológicos em cuidados paliativos atendidos pelo Programa de Atenção Domiciliar do Grupo Hospitalar Conceição, no ano de 2013. Aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob o número 13.203.

Resultados:

Foram acompanhados 63 pacientes com diagnóstico de neoplasia. Dentre esses, 71,5% (n=45) estavam em cuidados paliativos. As medianas do tempo de acompanhamento dos pacientes foram de 22 (3-146) dias e do número de visitas realizadas pela equipe foi 6 (1-34). Além das visitas semanais realizadas pelas equipes, os pacientes receberam assistência de nutricionista, fisioterapeuta e assistente social. Considerando as 45 internações, os principais cuidados foram controle da dor, curativos em feridas, controle glicêmico, e antibioticoterapia endovenosa. A principal intercorrência clínica foi a repassagem de cateter nasoenteral (n=5). A alta em condições estáveis de saúde ocorreu em 10 pacientes.

Conclusão:

O presente estudo permitiu a identificação das principais demandas dos pacientes em cuidados paliativos oncológicos atendidos por um serviço de Atenção Domiciliar. Observa-se na prática deste serviço que a maioria dos pacientes apresentou necessidade de cuidados complexos, mas possíveis de serem realizados no domicílio pela equipe de saúde e/ou cuidador capacitado
Biblioteca responsável: BR1931.9
Localização: BR408.1