Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Programa Mais Médicos: qualificação da atenção ao pré-natal e puerpério no âmbito da estratégia de saúde da família / Mais Médicos Program: qualification of prenatal and postpartum in the context of the Family Health Strategy

Vidal, Iliana Verdial; Santos, Elitiele Ortiz dos; Prado, Ernande Valentin do.
Rev. APS ; 20(3): 403-413, 2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-881229

Objetivo:

pretende-se, neste artigo, relatar a experiência do desenvolvimento de uma intervenção em uma Estratégia de Saúde da Família na cidade de Boa Vista em Roraima, cujo objetivo foi melhorar a atenção ao pré-natal e puerpério na área de abrangência da equipe.

Métodos:

A intervenção fez parte de um Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Saúde da Família de uma médica cubana vinculada ao Programa Mais Médicos. A intervenção foi desenvolvida no período de março a junho de 2015 e contou com a participação de todos os profissionais da equipe. Foram realizadas ações de organização e gestão do serviço, qualificação da prática clínica, monitoramento e avaliação e engajamento público.

Resultados:

Com a intervenção, foi possível melhorar a organização do serviço para a atenção às gestantes e puérperas. Observou-se melhoria gradativa na cobertura da atenção, acesso ao serviço, qualidade dos atendimentos clínicos e adesão às ações ofertadas. Houve um fortalecimento das ações de promoção à saúde com orientações, palestras e desenvolvimento de uma parceria com a equipe de saúde bucal.

Conclusão:

Os profissionais ficaram mais capacitados para atender as gestantes e puérperas com conhecimentos atualizados e sensibilização sobre a atuação no trabalho da atenção primária.
Biblioteca responsável: BR1.1