Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Use of the Whatsapp application in health follow-up of people with HIV: a thematic analysis / Uso de aplicación Whatsapp para seguimiento de salud de personas con VIH: un análisis temático / Uso do aplicativo Whatsapp no acompanhamento em saúde de pessoas com HIV: uma análise temática

Lima, Ivana Cristina Vieira de; Galvão, Marli Teresinha Gimeniz; Pedrosa, Samyla Citó; Cunha, Gilmara Holanda da; Costa, Ana Karoline Bastos.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 22(3): e20170429, 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-891818
Resumo

Objetivo:

Analisar depoimentos de pessoas com HIV durante um acompanhamento em saúde, a partir do aplicativo WhatsApp®.

Métodos:

Pesquisa descritiva, abordagem qualitativa realizada com 26 pessoas com HIV acompanhadas em dois serviços de atenção especializada em HIV/Aids de Fortaleza, Ceará. Os dados foram coletados no período de setembro de 2016 a fevereiro de 2017, por meio de depoimentos de participantes durante o acompanhamento online, analisados a partir da análise de conteúdo temática.

Resultados:

Emergiram as seguintes categorias dificuldades com o tratamento medicamentoso; atraso ou perda da dose do antirretroviral; efeitos colaterais; associação entre antirretroviral e bebida alcoólica; uso de suplementos alimentares e medicamentos; alterações emocionais; hábitos de vida; direitos sociais; sintomas físicos; enfrentamento e engajamento com o tratamento.

Conclusão:

O acompanhamento em saúde a partir do WhatsApp® promoveu a acessibilidade do paciente ao profissional de saúde, fornecendo uma via de comunicação aberta e imediata.
Biblioteca responsável: BR442.1