Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Equipes de referência: contribuições para o trabalho em saúde mental / Teams reference: contributions to work in mental health / Equipos de referencia: contribuciones al trabajo en salud mental

Santos, Elitiele Ortiz dos; Coimbra, Valéria Cristina Christello; Kantorski, Luciane Prado; Pinho, Leandro Barbosa de; Andrade, Ana Paula Müller de; Eslabão, Adriane Domingues.
Pesqui. prát. psicossociais ; 13(1): 1-13, jan.-abr. 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-895321
O objetivo deste artigo é compreender a organização do arranjo equipe de referência em saúde mental na perspectiva dos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa com a utilização do referencial teórico-metodológico da avaliação de quarta geração. A coleta de dados ocorreu em 2011 e 2014 por meio de observações de campo, entrevistas semiestruturadas e grupo de reciclagem de dados com os profissionais do CAPS II de Santa Catarina. Na análise dos dados, utilizou-se a Análise Temática. Os resultados demonstram que a conformação em equipes de referência facilita um modo de trabalho interdisciplinar e de responsabilização dos profissionais pelo cuidado em saúde. Para a sustentação desse arranjo, são necessários encontros regulares no espaço das reuniões de equipe, bem como a articulação com o território por intermédio do matriciamento. A conformação em equipe de referência facilita a organização do serviço, promovendo a construção de projetos terapêuticos singulares mais efetivos.
Biblioteca responsável: BR378.1