Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Hyperglycemia in critical patients: Determinants of insulin dose choice / Pacientes críticos com hiperglicemia: determinantes da escolha da dose de insulina

Paliosa, Aline Klitzke; Teixeira, Cassiano; Rosa, Regis Goulart; Blatt, Carine Raquel.
Rev. Assoc. Med. Bras. (1992) ; 63(5): 441-446, May 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-896343
Resumo

Objetivo:

Identificar os fatores associados à escolha da dose de insulina regular subcutânea intermitente em pacientes críticos com hiperglicemia.

Método:

Estudo transversal em uma UTI geral adulta com 26 leitos. Pacientes com um ou mais episódios de hiperglicemia (glicemia capilar superior a 180 mg/dL) foram incluídos por conveniência, de forma não consecutiva. Aqueles com prescrição de insulina contínua foram excluídos da análise. As variáveis analisadas foram sexo, idade, diagnóstico prévio de diabetes melito, uso de corticosteroide, uso de lactulose, presença de sepse, jejum, dieta enteral, uso de soro glicosado contínuo, prescrição de insulina NPH e valor da glicemia capilar.

Resultados:

Foram incluídos 64 registros de hiperglicemia verificados em 22 pacientes que apresentaram pelo menos um episódio de hiperglicemia. O valor mediano administrado de insulina regular humana subcutânea foi de 6,0 UI e, entre os fatores analisados, o único associado à dose de insulina administrada visando à normalização dos níveis glicêmicos foi o valor da glicemia capilar.

Conclusão:

Evidencia-se a inobservância de características clínicas dos pacientes, como dieta, uso de medicamentos e diagnóstico prévio de diabetes melito, para a tomada de decisão quanto à dose de insulina a ser administrada visando ao controle glicêmico em pacientes críticos com hiperglicemia.
Biblioteca responsável: BR1.1