Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Exame clínico objetivo estruturado como ferramenta educacional na área de saúde: revisão integrativa / Exame clínico objetivo estructurado como herramienta educacional en el área de salud: revisión integrativa / Structured objective clinical examination as an educational tool in healthcare: comprehensive review

Zanetti, Ariane Cristina Barboza; Moura, André Almeida de; Zanetti, Maria Olívia Barboza; Ramos, Daniele; Bonelli, Marina Cortez Pereira; Alcoforado, Carla Lucia Goulart Constant.
Rev. baiana enferm ; 31(4): e20484, 2017. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-897515

Objetivo:

identificar a aplicabilidade do Exame Clínico Objetivo Estruturado como ferramenta de avaliação educacional e de competência clínica de discentes de graduação da saúde.

Método:

trata-se de revisão integrativa da literatura em que foram realizadas buscas em três bases de dados, no período de 2010 a 2015.

Resultados:

selecionaram-se 12 manuscritos, que foram categorizados em dois grupos Exame Clínico Objetivo Estruturado como método efetivo e válido para a avaliação da competência clínica dos discentes na simulação da prática, e Exame Clínico Objetivo Estruturado como avaliação preditiva do desempenho do estudante na prática clínica.

Conclusão:

evidenciou-se que o Exame Clínico Objetivo Estruturado é reconhecido como estratégia válida para avaliar a competência clínica no processo de ensino-aprendizagem, apresentando benefícios significativos, entretanto, as limitações associadas ao exame também são reconhecidas.
Biblioteca responsável: BR342.1