Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Severity and workload related to adverse events in the ICU / Gravedad y carga de trabajo relacionadas a eventos adversos en UTI / Gravidade e carga de trabalho relacionadas a eventos adversos em UTI

Serafim, Clarita Terra Rodrigues; Dell'Acqua, Magda Cristina Queiroz; Castro, Meire Cristina Novelli e; Spiri, Wilza Carla; Nunes, Hélio Rubens de Carvalho.
Rev. bras. enferm ; 70(5): 942-948, Sep.-Oct. 2017. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-898235
RESUMO

Objetivo:

Analisar se o aumento da gravidade do paciente e a carga de trabalho de enfermagem está relacionado à maior incidência de Eventos Adversos (EAs) em pacientes críticos.

Método:

Estudo de coorte única, prospectivo, com amostra de 138 pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Resultados:

Ao todo, foram evidenciados 166 EAs, que acometeram 50,7% dos pacientes. O aumento da gravidade do paciente apresentou relação direta com a chance de ocorrência de EAs. Entretanto, a carga de trabalho de enfermagem não apresentou relação estatisticamente significativa, na ocorrência de EAs.

Conclusão:

Os resultados permitem refletir acerca da importância da equipe de enfermagem, em utilizar instrumentos de avaliação, com o objetivo de melhorar e planejar suas ações diárias, com foco na segurança do paciente.
Biblioteca responsável: BR1.1