Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Experiences in the Family Health Strategy: demands and vulnerabilities in the territory / Vivencias en la Estrategia de Salud Familiar: demandas y vulnerabilidades en la comunidad / Vivências na Estratégia Saúde da Família: demandas e vulnerabilidades no território

Pinto, Antonio Germane Alves; Jorge, Maria Salete Bessa; Marinho, Mirna Neyara Alexandre de Sá Barreto; Vidal, Emery Ciana Figueirêdo; Aquino, Priscila de Souza; Vidal, Eglídia Carla Figueirêdo.
Rev. bras. enferm ; 70(5): 920-927, Sep.-Oct. 2017.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-898257
RESUMO

Objetivo:

Compreender as demandas cotidianas da Estratégia Saúde da Família na prática clínica da equipe e as vulnerabilidades sociais do território comunitário.

Método:

Pesquisa com abordagem qualitativa, numa perspectiva crítico-reflexiva, realizada com duas equipes da Estratégia Saúde da Família, no município de Fortaleza, Estado do Ceará, Brasil. Os participantes foram 22 usuários e 19 profissionais de saúde da rede básica de saúde. Os dados das entrevistas e observação foram analisados sob os pressupostos da hermenêutica crítica.

Resultados:

Evidenciam-se o desvelamento de sofrimentos e enfrentamentos cotidianos, a influência dos determinantes sociais na saúde e as demandas psicossociais, limites e possibilidades da prática clínica cotidiana.

Conclusão:

Considera-se que a atenção clínica deve reconhecer as percepções e condições de vida pela escuta e ações de promoção de saúde na comunidade.
Biblioteca responsável: BR1.1