Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Communicating bad news: an integrative review of the nursing literature / Comunicación de malas noticias: revisión integradora de literatura en enfermería / Comunicação de más notícias: revisão integrativa de literatura na enfermagem

Fontes, Cassiana Mendes Bertoncello; Menezes, Daniele Vieira de; Borgato, Maria Helena; Luiz, Marcos Roberto.
Rev. bras. enferm ; 70(5): 1089-1095, Sep.-Oct. 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-898262
RESUMO

Objetivos:

Descrever como se estabelece o processo de comunicação de más notícias e identificar como o enfermeiro pratica a comunicação de más notícias.

Método:

Revisão integrativa da literatura com artigos em português e inglês referente ao período 1993-2014 nas bases de dados Bireme, PubMed, Scopus, Web of Science, CINAHL e Embase. Elegeram-se nove artigos pelo fluxograma de seleção. Para cada artigo foi preenchida uma ficha eletrônica, elaborado um checklist do Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research e verificado o nível de evidência científica.

Resultados:

Foram identificados 99 artigos e incluídos nove pelo fluxograma de seleção. Discussão Transmitir más notícias é frequente nas áreas de oncologia e cuidados paliativos, com forte influência cultural na autonomia do enfermeiro nesse processo.

Conclusão:

O modo e a habilidade do enfermeiro durante a ação influenciarão a reação do paciente acerca da mensagem. O tema é escasso na literatura, necessitando ser explorado.
Biblioteca responsável: BR1.1