Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Systemic Arterial Hypertension in people living with HIV/AIDS: integrative review / Hipertensión arterial sistémica en personas que viven con VIH/Sida: revisión integradora / Hipertensão arterial sistêmica em pessoas vivendo com HIV/aids: revisão integrativa

Lima, Maria Amanda Correia; Cunha, Gilmara Holanda da; Galvão, Marli Teresinha Gimeniz; Rocha, Ryvanne Paulino; Franco, Kátia Barbosa; Fontenele, Marina Soares Monteiro.
Rev. bras. enferm ; 70(6): 1309-1317, Nov.-Dec. 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-898308
RESUMO

Objetivo:

Analisar as produções científicas sobre a relação entre o HIV e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) em Pessoas Vivendo com HIV/aids (PVHA).

Método:

Revisão integrativa da literatura em seis bases de dados, realizada no mês de março de 2016. Utilizaram-se os descritores "aids" e "hipertensão", nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram encontrados 248 artigos e selecionados 17. As categorias formuladas foram "prevalência de HAS em PVHA", "fatores de risco para HAS em PVHA" e "eventos adversos da terapia antirretroviral (TARV) que contribuem para HAS".

Resultados:

Não há consenso se o HIV e TARV influenciam no desenvolvimento da HAS, mas existem diversos fatores de risco para HAS entre PVHA. Constata-se que os fármacos inibidores de protease são os que mais influenciam na HAS.

Conclusão:

As orientações para prevenção da HAS devem ser realizadas em todos os indivíduos, porém, nas PVHAs, devem focar nos fatores de risco característicos dessa população.
Biblioteca responsável: BR1.1