Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Violência autoinfligida por intoxicação exógena em um serviço de urgência e emergência / Violencia autoinfligida por intoxicación exógena en un servicio de urgencia y emergencia / Self-inflicted violence by exogenous poisoning in an emergency service

Veloso, Caique; Monteiro, Claudete Ferreira de Souza; Veloso, Lorena Uchôa Portela; Figueiredo, Maria do Livramento Fortes; Fonseca, Ruth Suelle Barros; Araújo, Telma Maria Evangelista de; Machado, Raylane da Silva.
Rev. gaúch. enferm ; 38(2): e66187, 2017. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-901587
RESUMO Objetivo Analisar as violências autoinfligidas por intoxicação exógena notificadas em um serviço de saúde. Métodos Estudo epidemiológico, retrospectivo e analítico realizado em um serviço de urgência e emergência do município de Teresina, Piauí. Procedeu-se nos meses de janeiro e fevereiro de 2015, mediante análise de todos os casos de violência autoinfligida por intoxicação exógena notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, no período de 2009 a 2014. O teste qui-quadrado de Pearson foi utilizado na análise. Resultados Foram notificadas 277 vítimas de violência autoinfligida por intoxicação exógena, sendo que 10,5% morreram por suicídio. Houve associação entre o óbito e as variáveis idade, escolaridade, zona de ocorrência e tipo de exposição, assim como entre o tipo de exposição e a quantidade de agentes utilizados. Conclusão Os resultados fornecem subsídios para a definição de estratégias de prevenção considerando os grupos vulneráveis e a complexidade dos fatores associados à violência autoinfligida.
Biblioteca responsável: BR1.1