Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Objeto e tecnologias do processo de trabalho de uma equipe itinerante em saúde mental / Objeto e tecnologías del proceso de trabajo de un equipo itinerante en salud mental / Object and technologies in the working process of an itinerant team in mental health

Eslabão, Adriane Domingues; Pinho, Leandro Barbosa de; Coimbra, Valéria Cristina Christello; Lima, Maria Alice Dias da Silva; Camatta, Marcio Wagner; Santos, Elitiele Ortiz dos.
Rev. gaúch. enferm ; 38(3): e67278, 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-901646
RESUMO Objetivo Analisar o objeto de trabalho e tecnologias do processo de trabalho de uma Equipe Itinerante de Saúde Mental na atenção aos usuários de drogas. Métodos Estudo de caso, qualitativo, desenvolvido em um município do Sul do Brasil. O referencial teórico foi o Processo de Trabalho em Saúde. Utilizou-se observação participante e entrevista semiestruturada com os profissionais de uma Equipe Itinerante no ano de 2015. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo Temática. Resultados Na primeira categoria empírica - objeto de trabalho - o usuário é considerado como foco, trazendo novos desafios na relação da equipe com a rede. Na segunda categoria - tecnologias do processo de trabalho - são destacadas potencialidades e contradições dos instrumentos de trabalho da equipe. Conclusões De modo inovador, a Equipe Itinerante imprime novas possibilidades de cuidado ao usuário de drogas, ao mesmo tempo em que exige novos arranjos institucionais com a rede de saúde mental.
Biblioteca responsável: BR1.1