Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Carga de trabalho de enfermagem, estresse/burnout, satisfação e incidentes em unidade de terapia intensiva de trauma / Carga de trabajo de enfermeria, estres/burnout, satisfaccion e incidentes en una unidad de terapia intensiva de trauma / Nursing workload, stress/burnout, satisfaction and incidents in a trauma intensive care units

Padilha, Katia Grillo; Barbosa, Ricardo Luis; Andolhe, Rafaela; Oliveira, Elaine Machado de; Ducci, Adriana Janzantte; Bregalda, Raquel Santa; Secco, Lígia Maria Dal.
Texto & contexto enferm ; 26(3): e1720016, 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-904239
RESUMO

Objetivo:

analisar a influência da carga trabalho, estresse, Burnout, satisfação e percepção do ambiente de cuidado, pela equipe de enfermagem com a presença de eventos adversos em Unidade de Terapia Intensiva de Trauma.

Método:

estudo observacional realizado em Unidade de Terapia Intensiva de Trauma. Para a coleta de incidentes foram acompanhados 195 pacientes, prospectivamente, sendo utilizados instrumentos para medir a carga de trabalho de enfermagem, estresse, Burnout, satisfação no trabalho e trabalho de avaliação do ambiente laboral pela equipe de enfermagem. Os dados foram analisados por meio de análise estatística.

Resultados:

ocorreram 1.586 incidentes, predominantemente incidentes sem dano (78,44%). Entre a equipe de enfermagem, 77,40% tinham níveis médios de estresse; 17,00% apresentaram Burnout; 56,6% estavam insatisfeitos e consideraram as características ambientais inadequadas. A carga de trabalho de enfermagem foi alta (73,24%). Houve associação entre incidentes e tempo de permanência. Os incidentes sem dano tiveram associação com a carga de trabalho de enfermagem.

Conclusão:

a identificação de fatores associados pode prevenir a ocorrência de incidentes.
Biblioteca responsável: BR17.1