Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reflexões sobre o itinerário de pesquisa de Paulo Freire: contribuições para a saúde / Reflexiones sobre el itinerario de investigación de Paulo Freire: contribuciones para la salud / Reflections on Paulo Freire's research itinerary: contributions to health

Heidemann, Ivonete Terezinha Schülter Buss; Dalmolin, Indiara Sartori; Rumor, Pamela Camila Fernandes; Cypriano, Camilla Costa; Costa, Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da; Durand, Michelle Kuntz.
Texto & contexto enferm ; 26(4): e0680017, 2017. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-904346
RESUMO

Objetivo:

refletir acerca do itinerário de pesquisa de Paulo Freire como referencial teórico-metodológico desenvolvido no interior dos Círculos de Cultura e suas contribuições para a saúde.

Método:

o texto foi construído com suporte da práxis freireana, buscando refletir sobre seu método de trabalho, que ocorre em três fases dialéticas e interdisciplinares investigação temática; codificação e descodificação; e desvelamento crítico. O itinerário de pesquisa valoriza as fontes culturais e históricas dos participantes, que podem ser desveladas nos Círculos de Cultura.

Resultados:

esse referencial está embasado em uma pedagogia crítico-social, que tem um compromisso ético de emancipação e libertação da sociedade para promover qualidade de vida. Para que isso ocorra há dois elementos que são fundamentais na sua filosofia a conscientização e o diálogo. Esses refletem um verdadeiro exercício de transdisciplinaridade, especialmente na área da saúde, que tem suas práticas voltadas ao ser humano. Paulo Freire é um educador que se fundamenta em uma visão político-humanista, cujos principais conceitos são diálogo, cultura, práxis, opressor/oprimido, emancipação e Círculo de Cultura.

Conclusão:

a práxis freireana reflete a realidade e intervêm sobre ela, teorizando-a não pedagogicamente e sim na sua dimensão política. Articula-se com a pesquisa qualitativa, buscando o desvelamento da realidade social.
Biblioteca responsável: BR17.1