Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Considerações teóricas do diálogo deliberativo: contribuições para prática, política e pesquisa em Enfermagem / Consideraciones teóricas del diálogo deliberativo: contribuciones para la práctica, la política y la investigación en Enfermería / Theoretical considerations of deliberative dialogue: contributions for Nursing practice, policy and research

Acosta, Aline Marques; Oelke, Nelly Donszelmann; Lima, Maria Alice Dias da Silva.
Texto & contexto enferm ; 26(4): e0520017, 2017. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-904350
RESUMO

Objetivo:

este estudo visa discutir e refletir sobre concepções teóricas e metodológicas no uso do diálogo deliberativo e sua contribuição para prática, política e pesquisa em enfermagem.

Método:

foi realizado estudo teórico e reflexivo sobre a abordagem metodológica do processo de deliberação e suas concepções teóricas. O artigo também fornece uma descrição geral das principais características e passos fundamentais que podem ser utilizados para guiar o desenvolvimento uma sessão de deliberação.

Resultados:

diálogo deliberativo envolve conversações propositadas e facilitadas entre pessoas interessadas para alcançar consenso sobre prioridades em serviços de saúde e decidir coletivamente sobre estratégias para ação utilizando síntese de evidências de pesquisas e experiência contextual. É uma estratégia de translação de conhecimento que envolve indivíduos, comunidades e instituições no uso de conhecimento científico para realizar mudanças fundamentadas. As principais características desse método são seleção cuidadosa dos participantes, elaboração de documento de leitura com síntese de evidências, facilitação neutra e habilidosa, uso de abordagens inovadoras para atividades grupais e análise de dados com métodos integrados.

Conclusão:

princípios de diálogo deliberativo têm sido utilizados para a tomada de decisão política, com pouco uso nos cuidados de enfermagem. Seu uso pode ser uma experiência única para o campo de enfermagem, contribuindo para mudanças nas práticas e políticas. Também pode ser utilizado como estratégia para coleta dados em pesquisa qualitativa, como uma nova forma de construir conhecimento científico. Diálogo deliberativo é uma abordagem inovadora que pode proporcionar enfermeiros mais críticos-reflexivos, mais práticas baseadas em evidências e melhores resultados de saúde.
Biblioteca responsável: BR17.1