Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeito da terapia por realidade virtual no equilíbrio de indivíduos acometidos pela doença de Parkinson / Effect of virtual reality therapy on balance of patients with Parkinson disease

Nogueira, Paula Cristina; Silva, Andreia Maria; Kosour, Carolina; Reis, Luciana Maria dos.
Fisioter. Bras ; 18(5): f:547-I:552, 2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-907104

Introdução:

A doença de Parkinson é definida como doença degenerativa e progressiva do sistema nervoso central, clinicamente caracterizada por alterações motoras que geram comprometimento do desempenho funcional e independência. A Realidade Virtual é um recurso interativo que vem sendo amplamente utilizado como ferramenta na reabilitação motora de diversas patologias.

Objetivo:

Avaliar o efeito da terapia por Realidade Virtual no equilíbrio postural de indivíduos acometidos pela doença de Parkinson.

Métodos:

Trata-se de um estudo clínico, quase experimental realizado com nove pacientes, de ambos os sexos, com idade entre 60 e 78 anos, com diagnóstico de doença de Parkinson. Os mesmos foram submetidos a 20 sessões de terapia com uso dos jogos do Nintendo Wii Fit plus®, tendo cada sessão a duração de 50 minutos, realizadas duas vezes por semana, durante 10 semanas. A Escala de Equilíbrio de Berg foi utilizada para avaliar o equilíbrio dos pacientes em condições de pré e pós-intervenção.

Resultados:

Foram observadas melhoras significativas em relação às dimensões de provas estacionárias e transferência da Escala de Equilíbrio de Berg.

Conclusão:

A terapia por Realidade Virtual foi efetiva na melhora do equilíbrio dos pacientes envolvidos no estudo.(AU)
Biblioteca responsável: BR1561.1