Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A Qualidade de Vida de Idosos com Obesidade ou Sobrepeso / The Quality of Life of Elderly Peoplewith Obesity or Overweight

Souza, Ylkiany Pereira; Bezerra, Adriana de Moraes; Fabrício, Natália Pinheiro; Tavares, Natália Basto Ferreira; Félix, Nuno Damácio de Carvalho; Viana, Maria Corina Amaral; Soares, Amanda.
Rev. bras. ciênc. saúde ; 22(2): 155-164, 2018. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-911460

Objetivo:

avaliar a qualidade de vida de idosos com obesidade ou sobrepeso acompanhados na Atenção Primária à Saúde. Material e

Métodos:

estudo descritivo transversal, Os dados foram coletados no período de fevereiro a maio de 2016, na residência dos idosos utilizando para a coleta de dados um formulário sociodemográfico e clínico e um questionário específico desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde para avaliar qualidade de vida em idosos ­ World Health Organization Quality of Life GroupOld. A amostra foi constituída de 27 idosos com obesidade ou sobrepeso

Resultados:

Os resultados sociodemográficos mostraram uma predominância do sexo feminino (81,48%), média de 69,70 anos (desvio-padrão= 7,33), baixa escolaridade (40,74%), casados (55,56%), negros (44,44%) e aposentados (74,04%). Pelas variáveis antropométricas a maioria das mulheres apresentava obesidade moderada (50%), em que 100% das idosas estavam com risco muito elevado relacionado a circunferência abdominal e 40% dos idosos estavam com risco muito elevado da circunferência abdominal e a maioria dos homens com sobrepeso (60%). A Relação Cintura Quadril mostrou que 86,36% das idosas estavam com valores >85 e 100% dos homens com valores >90. A maioria dos idosos apresentou uma qualidade de vida regular, com menos comprometimento nos domínios intimidade, autonomia, funcionamento do sensório e atividades passadas presentes e futuras e mais comprometimento nos de morte e morrer e participação social.

Conclusão:

a qualidade de vida encontrou-se afetada no contexto que envolve a finitude do ser e sua inserção e interação social. (AU)
Biblioteca responsável: BR8.1
Localização: BR8.1; 22,2