Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Competências familiares relacionadas à prevenção e tratamento das doenças nas crianças de até seis anos / Family competence related to prevention and treatment of diseases in up to six-year-old children

Oliveira, Francisco Ariclene; Ximenes, Francisca Jamille Mourão; Monteiro, Ana Clécia Silva; Farias, Odaleia de Oliveira; Mendes, Igor Cordeiro; Silva, Cristiana Ferreira da; Moura, Denizielle de Jesus Moreira.
Saude e pesqui. (Impr.) ; 11(2): 257-265, Maio-Ago 2018. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-912403
Objetivou-se avaliar as competências familiares relacionadas à prevenção e ao tratamento das doenças nas crianças de até seis anos de idade cadastradas em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde da Estratégia Saúde da Família de Fortaleza (CE). Trata-se de um estudo transversal, descritivo e quantitativo. Os dados foram coletados nos meses de fevereiro a maio de 2017, envolvendo uma amostra de 217 famílias. Os resultados demonstraram que 98,2% das crianças estão com o calendário vacinal básico atualizado. Identificou-se que 67,7% dos cuidadores lavam as mãos das crianças depois de ir ao banheiro e 76,0% adotam essa medida de higiene antes de comer algum alimento. Verificou-se que mais de 90% das famílias identificam sinais comuns de adoecimento que requerem tratamento em hospitais e levam as crianças para esses serviços. Nessa perspectiva, acredita-se que a Estratégia Saúde da Família é um importante espaço de produção de saúde e de fortalecimento das competências familiares da população adscrita.
Biblioteca responsável: BR313.1