Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Violência contra a mulher: como os profissionais na atenção primária à saúde estão enfrentando esta realidade? / Violence against women: how are health care professionals coping with the issue?

Santos, Silvana Cavalcanti dos; Barros, Patricia de Albuquerque; Delgado, Rafaella França de Araújo; Silva, Luiza Vanessa de Lima; Carvalho, Valdirene P. da Silva; Alexandre, Ana Carla Silva.
Saude e pesqui. (Impr.) ; 11(2): 359-368, Maio-Ago 2018. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-912672
A violência contra a mulher é um grande problema que entra na esfera da saúde por afetar fortemente às mulheres, podendo causar mortes, traumas físicos, agravos mentais, emocionais, espirituais e diminuir a qualidade de vida. Desse modo, o estudo objetiva identificar as formas de assistência prestada pelos profissionais da atenção primaria à mulher vítima de violência no município de Buíque (PE). Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa, desenvolvido junto a 11 enfermeiras que compõem a atenção primária à saúde de Buíque (PE). A coleta de dados foi realizada nos meses de maio e junho de 2017 por meio de entrevista semiestruturada, gravada e transcrita. Por meio da análise de conteúdo, foram identificadas as seguintes categorias falta de estrutura das unidades, de capacitação dos profissionais e de uma rede de proteção a essas mulheres. Concluiu-se que são necessárias capacitações para os profissionais que compõem as equipes a fim de que eles sejam capazes de ofertar uma assistência integral a essas mulheres.
Biblioteca responsável: BR313.1