Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Internações e óbitos de crianças e adolescentes brasileiros vítimas de queimaduras por fogos de artifício / Hospitalizations and deaths of Brazilian children and adolescents victims of burns by fireworks / Internaciones y muertes de niños y adolescentes brasileños víctimas de quemaduras por fuegos artificiales

Siqueira, Samylla Maira Costa; Jesus, Viviane Silva de; Mariano, Iraci Alcântara; Nascimento, Jacqueline Couto; Queiroz, Sabrina Pires de; Santos, Alice de Andrade; Silva, Josielson Costa da; Camargo, Climene Laura de.
Rev. bras. queimaduras ; 16(2): 68-75, abr-jun2017. graf, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-915099

OBJETIVO:

Descrever as internações e óbitos de crianças e adolescentes brasileiros vítimas de queimaduras por fogos de artifício.

MÉTODO:

Estudo descritivo de abordagem quantitativa realizado em julho de 2016 com dados secundários do DATASUS. A população de estudo foi formada por indivíduos de 0-19 anos, de ambos os sexos, que tenham sido internados ou ido a óbito devido a queimaduras por fogos de artifício no Brasil no período de 1998-2014. Os dados foram analisados e apresentados a partir de frequências absolutas e relativas.

RESULTADOS:

A maioria das internações ocorreu em 1998 (13,47%), entre os indivíduos na faixa etária de 10-14 anos (31,98%), com predominância do sexo masculino (82,64%), nas Regiões Sudeste (38,94%) e Nordeste (38,66%), respectivamente. Os óbitos representaram menos de 1% da amostra e o perfil de mortalidade foi indivíduos de 1-4 anos (35,48%), do sexo masculino (70,97%), na Região Nordeste (54,84%).

CONCLUSÃO:

Mesmo que os óbitos por queimaduras por fogos de artifício tenham afetado uma pequena taxa de crianças e adolescentes, considerando as consequências decorrentes desta causa externa, conhecer o perfil de morbimortalidade por queimaduras por fogos de artifício é uma importante estratégia para a prevenção destes agravos na população infanto-juvenil.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1