Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil epidemiológico das crianças com paralisia cerebral em atendimento ambulatorial / Epidemiological profile of children with cerebral palsy receiving care at outpatient clinics / Perfil Epidemiológico de niños con parálisis cerebral en atención ambulatoria

Cavalcante, Viviane Mamede Vasconcelos; Martins, Mariana Cavalcante; Oriá, Mônica Oliveira Batista; Ximenes, Lorena Barbosa; Frota, Mirna Albuquerque; Carvalho, Zuila Maria Figueirêdo.
Rev. enferm. UERJ ; 25: [e8780], jan.-dez. 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-916400

Objetivo:

descrever o perfil de pais e crianças com paralisia cerebral assistidas em ambulatórios de Fortaleza, Ceará.

Método:

foi realizada pesquisa de abordagem quantitativa, com 122 pais de crianças com PC, nos meses de outubro/2012 a janeiro/2013, em que foi aplicado um questionário com aspectos socioeconômicos, demográficos e clínicos das crianças. Foi realizada análise exploratória dos dados no Programa SPSS versão 20.0.

Resultados:

identificou-se 88(72,1%) das crianças com PC espástica, tendo como principal causa a anóxia neonatal 64(52,5%), em que foram diagnosticadas com menos de um mês de vida 47(38,5%) e que além do aspecto motor, apresentam outros distúrbios, como problemas na fala 92(75,4%).

Conclusão:

os dados revelaram que as crianças com PC apresentam características peculiares que precisam de assistência multiprofissional, numa abordagem interdisciplinar, pois é necessário que haja intervenção o mais precoce, a fim de melhorar o desempenho na execução das atividades da vida diária.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1