Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Depressão e estado nutricional de idosos participantes do Programa Hiperdia / Depresión y estado nutricional de ancianos participantes del Programa Hiperdia / Depression and nutritional status of elderly participants of the Hiperdia Program

Pereira, Millena Mirelle Veloso; Rufino, Maíra Holanda de Oliveira; Nascimento, Leidinar Cardoso; Macêdo, Rivaldo da Costa; Oliveira, Rouslanny Kelly Cipriano de; Freire, Joilane Alves Pereira.
Rev Rene (Online) ; 16(5): 731-737, Set.-Out. 2015. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-956335
Objetivo avaliar a relação da depressão com o estado nutricional de idosos cadastrados no Programa Hiperdia. Métodos estudo transversal com 91 idosos, submitidos à avaliação nutricional e aplicação de questionário estruturado para a triagem de depressão, a Escala de Depressão Geriátrica. Resultados houve prevalência de mulheres de 60 a 65 anos de idade. Observou-se depressão mínima ou moderada em 61,5% e 2,2% de depressão grave. Proporcionalmente, foram identificados valores elevados de circunferência da cintura (91,8%) e sobrepeso (67,6%) em idosos com depressão mínima ou moderada. Conclusão Existe maior desequilíbrio no estado nutricional entre as mulheres, como risco de desenvolver doença cardiovascular, além de excesso de peso. Os idosos apresentaram risco a saúde, relacionados à depressão sugerindo que apesar de estarem inseridos em programa de controle de doenças crônicas, devem ser acompanhados pela equipe de saúde para melhoria da qualidade de vida desses indivíduos.
Biblioteca responsável: BR6.1