Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adesão e empoderamento de usuários com diabetes mellitus para práticas de autocuidado: ensaio clínico randomizado / Adhesión y empoderamiento de usuarios con diabetes mellitus para prácticas de autocuidado: ensayo clínico randomizado / Adherence to self-care practices and empowerment of people with diabetes mellitus: a randomized clinical trial

Macedo, Maísa Mara Lopes; Cortez, Daniel Nogueira; Santos, Jéssica Caroline dos; Reis, Ilka Afonso; Torres, Heloísa de Carvalho.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 51: e03278, 2017. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-956634
RESUMO

Objetivo:

Avaliar a adesão e o empoderamento do usuário com diabetes mellitus para as práticas de autocuidado e controle glicêmico na educação em grupo.

Método:

Ensaio clínico randomizado por cluster, com a participação de usuários com diabetes mellitus tipo 2. Todos os usuários estavam vinculados às Unidades de Estratégia de Saúde da Família do município de Divinópolis/MG, Brasil, durante os anos de 2014 e 2015. Foram coletados dados com relação à adesão às práticas de autocuidado, ao empoderamento e à hemoglobina glicada para comparação entre grupos na linha de base, assim como comparação entre o antes e o depois intragrupo. Foi considerado um nível de significância de 0,05.

Resultados:

Participaram do estudo 183 usuários, sendo que 72 foram alocados no grupo intervenção e 111 no grupo controle. Os resultados revelaram uma redução estatisticamente significativa (< 0,001) para o valor de hemoglobina glicada e um aumento dos escores referentes à adesão ao autocuidado e à escala de empoderamento para os participantes do grupo intervenção (< 0,001).

Conclusão:

Os efeitos da educação em grupo proporcionaram o aumento nas escalas da adesão e empoderamento às práticas de autocuidado, além de melhora dos níveis glicêmicos, evidenciada pelos resultados da hemoglobina glicada. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos RBR-92j38t.
Biblioteca responsável: BR41.1