Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Head and neck cancer: validation of a data collection instrument / Cáncer de cabeza y cuello: validación de instrumento para la recolección de datos / Câncer de cabeça e pescoço: validação de instrumento para coleta de dados

Rodrigues, Andrea Bezerra; Cunha, Gilmara Holanda da; Aquino, Caroline Batista de Queiroz; Rocha, Suzy Ramos; Mendes, Cláudia Rayanna Silva; Firmeza, Mariana Alves; Grangeiro, Alex Sandro de Moura.
Rev. bras. enferm ; 71(4): 1899-1906, Jul.-Aug. 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-958683
RESUMO

Objetivo:

construir e validar conteúdo de um instrumento para levantamento de dados de pacientes com câncer de cabeça e pescoço (CCP) atendidos em ambulatório da especialidade.

Método:

estudo metodológico composto por quatro etapas. A primeira consistiu na elaboração do instrumento, utilizando-se bases de dados e o modelo teórico de Marjory Gordon. Na segunda e terceira etapas ocorreu a validação de conteúdo por oito juízes enfermeiros. Para avaliação foi utilizado o Índice de Validade do Conteúdo (IVC). Na quarta etapa foi realizado teste piloto com dezessete pacientes com CCP.

Resultados:

das 88 questões formuladas e organizadas nas dimensões de estrutura e processo submetidas à validação, foram excluídos os itens com IVC menor que 0,80. O instrumento final foi composto por 56 itens, obtendo-se cálculo de IVC global de 0,87.

Conclusão:

o instrumento final apresentou validade de conteúdo para a coleta de dados em ambulatório de cabeça e pescoço.
Biblioteca responsável: BR1.1