Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Promoting the autonomy of rural older adults in active aging / Promoción de la autonomía de los ancianos rurales en el envejecimiento activo / Promoção da autonomia de idosos rurais no envelhecimento ativo

Lange, Celmira; Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss; Castro, Denise Somavila Przylynski; Pinto, Andressa Hoffmann; Peters, Carla Weber; Durand, Michelle Kuntz.
Rev. bras. enferm ; 71(5): 2411-2417, Sep.-Oct. 2018. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-958718
RESUMO

Objetivo:

compreender como os idosos rurais promovem sua autonomia no envelhecimento ativo.

Método:

pesquisa de abordagem qualitativa por meio do itinerário de pesquisa de Paulo Freire, que consiste em três etapas investigação temática; codificação e descodificação; e desvelamento crítico. Participaram da pesquisa dezessete idosos residentes na zona rural de um município do sul do Brasil. Foram realizados seis círculos de cultura de julho a dezembro de 2016.

Resultados:

a investigação revelou dois temas geradores dores articulares e participação em grupos. Descobriu-se também que a compreensão sobre a promoção da autonomia para o envelhecimento ativo dos idosos está voltada para a capacidade física e a independência para as atividades cotidianas. Considerações finais os círculos de cultura promoveram espaços de reflexão dos participantes, especialmente sobre as facilidades e as dificuldades relacionadas à prática de autonomia no exercício da cidadania para um envelhecimento ativo na área rural.
Biblioteca responsável: BR1.1