Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Bowel rehabilitation of individuals with spinal cord injury: video production / Rehabilitación intestinal de individuos con lesión medular: producción de vídeo / Reabilitação intestinal de indivíduos com lesão medular: produção de vídeo

Campoy, Laura Terenciani; Rabeh, Soraia Assad Nasbine; Castro, Fabiana Faleiros Santana; Nogueira, Paula Cristina; Terçariol, César Augusto Sangaletti.
Rev. bras. enferm ; 71(5): 2376-2382, Sep.-Oct. 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-958719
RESUMO

Objetivo:

produzir e validar vídeo educativo sobre manobras de esvaziamento intestinal para capacitação de indivíduos com intestino neurogênico, no processo de reabilitação intestinal.

Método:

estudo metodológico, desenvolvido em quatro etapas produção do roteiro/storyboard, validação , produção do vídeo educativo e estudo-piloto. Ocorreu no período de janeiro de 2013 a julho de 2015. Para a validação, utilizaram-se instrumentos, sendo realizada por um comitê de especialistas, no período de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015. Considerou-se valor igual ou superior a 70% para validação de concordância e pertinência do roteiro e storyboard, utilizando-se estatística descritiva para análise dos dados.

Resultados:

o roteiro e storyboard foram validados por 94% dos especialistas na temática e 100% dos especialistas técnicos. Após validação e gravação do vídeo, foi realizado estudo-piloto com seis indivíduos com intestino neurogênico, dos quais 100% avaliaram o vídeo positivamente.

Conclusão:

o vídeo poderá contribuir para a educação de indivíduos com intestino neurogênico.
Biblioteca responsável: BR1.1