Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Incidence and risk factors for surgical site infection in general surgeries / Incidência e fatores de risco para infecção de sítio cirúrgico em cirurgias gerais / Incidencia y factores de riesgo para infección de sitio quirúrgico en cirugías generales

Carvalho, Rafael Lima Rodrigues de; Campos, Camila Cláudia; Franco, Lúcia Maciel de Castro; Rocha, Adelaide De Mattia; Ercole, Flávia Falci.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 25: e2848, 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-961076
RESUMO

Objetivo:

estimar a incidência de infecção de sítio cirúrgico em cirurgias gerais de um hospital brasileiro de grande porte, identificando fatores de risco e microrganismo prevalente.

Método:

estudo de coorte não concorrente com 16.882 informações de pacientes submetidos a cirurgias gerais no período entre 2008 e 2011. Realizada análise descritiva, bivariada e multivariada.

Resultado:

identificada incidência de infecção de sítio cirúrgico de 3,4%. Os fatores de risco associados à infecção de sítio cirúrgico foram tempo de internação pré-operatório maior que 24 horas; tempo de duração da cirurgia, em horas; potencial de contaminação da ferida operatória classificado em potencialmente contaminada, contaminada e infectada; e índice ASA classificado em ASA II, III e IV/V. Staphyloccocus aureus e Escherichia coli foram identificados.

Conclusão:

a incidência apresentou-se menor que estudos nacionais em cirurgias gerais. Os fatores de risco corroboram com aqueles apresentados pelo índice de risco de infecção cirúrgica do National Nosocomial Infection Surveillance System, com a adição do tempo de internação pré-operatória. A identificação da real incidência de infecção de sítio cirúrgico em cirurgias gerais e dos fatores de risco associados podem respaldar ações da equipe de saúde com o intuito de minimizar as complicações causadas pela infecção de sítio cirúrgico.
Biblioteca responsável: BR21.1