Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Deficiências e incapacidades na hanseníase: do diagnóstico à alta por cura / Deficiencies and disabilities in leprosy: from the diagnosis to discharge by cure

Santana, Emanuelle Malzac Freire de; Brito, Karen Krystine Gonçalves de; Nogueira, Jordana de Almeida; Leadebal, Oriana Deyze Correia Paiva; Costa, Marta Miriam Lopes; Silva, Mirian Alves da; Soares, Maria Júlia Guimarães Oliveira.
Rev. eletrônica enferm ; 20: 1-11, 2018. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-964370
Objetivou-se comparar o grau de incapacidade física, os sítios corporais afetados, as deficiências e incapacidades presentes e os nervos acometidos no diagnóstico e na alta em pacientes com hanseníase. Trata-se de um estudo desenvolvido entre 2009 e 2014 em centro de referência para hanseníase na Paraíba. Envolveu 414 prontuários, utilizando formulário estruturado. Os dados foram analisados através de técnicas de estatística descritiva (frequência absoluta e percentagem) e inferencial (Teste de Wilcoxon e Mcnemar). Nota-se decréscimo do acometimento dos sítios corporais (nariz p=0,000), das deficiências (ressecamento p=0,002 e ferida p=0,000 no nariz e úlcera p=0,004 nos pés) e da quantidade de nervos afetados (p=0,000) entre o diagnóstico e a alta por cura. Na análise dos anos 2009-2014 observa-se redução da quantidade de pacientes apresentando grau de incapacidade física 2. Conclui-se, portanto, que mesmo após a alta os pacientes estão propícios a desenvolver ou agravar incapacidades físicas, necessitando de acompanhamento periódico.
Biblioteca responsável: BR1854.9