Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação dos serviços de atenção à saúde das pessoas com estomias: estudo de casos múltiplos / Assessment of health care services for people with stoma: a multi-case study

Moura, Ravena Rieelly Araújo; Moraes, Juliano Teixeira; Guimarães, Eliete Albano de Azevedo.
Rev Rene (Online) ; 19: e32961, jan. - dez. 2018.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-968085

Objetivo:

avaliar os serviços de atenção à saúde das pessoas com estomias.

Métodos:

estudo de casos múltiplos que analisou a implantação de cinco serviços regionais. Foram definidos três componentes Gerenciamento dos serviços, Assistência clínica e Assistência educacional. Grau de implantação definido por sistema de escores classificado como plena, satisfatória, incipiente, não implantado.

Resultados:

um serviço foi avaliado com "implantação plena" e outro como "não implantado". Os melhores componentes avaliados foram Assistência clínica e Gerenciamento dos serviços; o que obteve menor avaliação foi Assistência educacional. As limitações estruturais compreenderam carência da equipe de saúde completa e ausência de protocolos clínicos e organizacionais. No Processo, identificou-se escassez de consultas realizadas pela equipe, formação de grupos de apoio e educação em saúde.

Conclusão:

os serviços regionais pesquisados não estão adequados para subsidiar o planejamento, monitoramento e serviços às pessoas com estomias, pois apresentam problemas estruturais e processuais que interferem na qualidade do cuidado. (AU)
Biblioteca responsável: BR6.1