Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Biossegurança em salões de beleza: avaliação da estrutura e dispositivos / Bioseguridad los salones: estructura de la evaluación y dispositivos / Biosafety in beauty salons: structure and devices evaluation

Garbaccio, Juliana Ladeira; Oliveira, Adriana Cristina de.
Rev. enferm. Cent.-Oeste Min ; 8: [1-12], mar. 2018. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-973228

Objetivo:

avaliar a estrutura física, os dispositivos presentes em salões beleza e a dinâmica da limpeza/desinfecção de superfícies e mobiliários nesses estabelecimentos.

Método:

Trata-se de um estudo transversal, envolvendo 235 salões de beleza. Foram entrevistadas manicures/pedicures e observados a estrutura física dos salões e métodos de esterilização.

Resultados:

O tamanho médio dos salões foi de 67 m2, sendo que 49% dispunham de sala exclusiva para manicures/pedicures; 2% não possuíam banheiro; 30% dispunham de uma única pia e, em 43% deles, havia um local próprio destinado à limpeza de artigos. O método de esterilização utilizado, predominantemente, foi o calor seco (61,7%), sendo que, em 35,3% dos casos havia autoclave e, em 33,2%, foi realizada a validação da esterilização pelo uso do indicador biológico. A limpeza de superfícies entre clientes foi referida por 2% dos estabelecimentos.

Conclusão:

A estrutura dos salões precisa ser revista, os espaços parecem não atender a demandas mínimas para as atividades desenvolvidas, com condições adequadas de funcionamento, o que aumenta o risco biológico, como a ausência de sanitários ou o compartilhamento de uma única pia para atividades distintas. Ações educativas e orientações seguras de funcionamento visando à segurança da saúde de profissionais e clientes são necessárias e emergenciais.
Biblioteca responsável: BR1259.1