Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O itinerário terapêutico do paciente em tratamento oncológico: implicações para a prática de enfermagem / El itinerario terapéutico del paciente en tratamiento oncológico: implicaciones para la práctica de enfermería / The therapeutic itinerary of patient in oncological treatment: implications for nursing practice

Souza, Kamila Azevedo de; Souza, Sônia Regina de; Tocantins, Florence Romijn; Freitas, Thiago Ferreira de; Pacheco, Patrícia Quintans Cundines.
Ciênc. cuid. saúde ; 15(2): 259-267, Abr.-Jun. 2016. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-974831
RESUMO A trajetória do cliente oncológico ainda é permeada por percalços que interferem em seu prognóstico e qualidade de vida. Assim, este estudo visa a mapear o itinerário do paciente oncológico desde o diagnóstico até o tratamento e analisar suas implicações nas ações de enfermagem para o controle do câncer. Estudo qualitativo, realizado através da técnica de história oral de dez clientes oncológicos atendidos em um hospital federal no município do Rio de Janeiro, Brasil. Os dados foram tratados de acordo com a técnica de análise temática, além da confecção de representações do itinerário terapêutico de cada entrevistado. Foram identificados três eixos temáticos trajetória antes do diagnóstico, trajetória do diagnóstico ao início do tratamento, e trajetória no tratamento. Percebe-se que o acesso aos serviços apresenta-se como um problema que culmina no agravamento da doença, no aparecimento de metástases e a morte do paciente, além de criar condições para a falta de adesão ao tratamento.
Biblioteca responsável: BR513.1