Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing care practices for people with Chronic Noncommunicable Diseases / Las prácticas de cuidado de los enfermeros a las personas con Enfermedades Crónicas no Transmisibles / Práticas de cuidado dos enfermeiros a pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Becker, Renata Machado; Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss; Meirelles, Betina Horner Schlindwein; Costa, Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da; Antonini, Fabiano Oliveira; Durand, Michelle Kuntz.
Rev. bras. enferm ; 71(supl.6): 2643-2649, 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-977665
RESUMO

Objetivo:

Compreender as práticas de cuidado a pessoas com Doença Crônica Não Transmissível, desenvolvidas pelos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde de um município do sul do Brasil.

Método:

Estudo qualitativo, desenvolvido por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Participaram 23 enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. Os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas e analisados pelo referencial da promoção da saúde.

Resultados:

As práticas de cuidado dos enfermeiros a pessoas com doença crônica se apresentam pela visita domiciliar, atendimento individual e atendimento coletivo. Estas, eventualmente, têm caráter ampliado, preconizando a promoção da saúde, em outros momentos se revela restritiva, voltando a ser uma prática tradicional e biologicista. Considerações finais O enfermeiro atua de modo diversificado neste campo, mostrando-se presente na vida das pessoas com doença crônica. Contudo, é preciso avançar, principalmente na busca pelo desenvolvimento constante e contínuo de uma prática de cuidado ampliada e acolhedora.
Biblioteca responsável: BR1.1