Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estratégias de (re)organização da família que convive com familiar em diálise peritoneal no domicílio / Estrategias de (re)organización de la familia que convive con familiar endiálisis peritoneal en domicilio / (Re)organization strategies of the family that lives with a family member in peritoneal dialysis at home

Timm, Arlete Maria Brentano; Beuter, Margrid; Girardon-Perlini, Nara Marilene Oliveira; Pauletto, Macilene Regina; Santos, Naiana Oliveira dos; Backes, Carolina.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 9(3): 696-704, jul.-set. 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-982952

Objetivo:

Descrever as estratégias de (re)organização da família ao conviver com um dos membros realizando diálise peritoneal domiciliar.

Métodos:

Estudo qualitativo, feito por meio de entrevistas realizadas nas residências de sete famílias que tinham um familiar em diálise peritoneal, vinculados a uma clínica renal do sul do Brasil, de março a maio de 2012. Os dados foram submetidos à análise temática.

Resultados:

As estratégias adotadas pelas famílias foram conciliar os horários do tratamento com a realização de outras atividades; adquirir conhecimento e desenvolver habilidades para realizar a diálise peritoneal domiciliar; adequar o ambiente físico do domicílio; e adaptar o cotidiano da família diante da doença e do tratamento do familiar.

Conclusão:

A (re)organização familiar ocorreu para viabilizar o tratamento e a continuação de atividades cotidianas. O enfermeiro, ao conhecer a individualidade das famílias, pode auxiliá-las no enfrentamento e atender as expectativas de cada uma com sensibilidade.
Biblioteca responsável: BR1208.1