Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relação entre Sinal/Sintoma e Tempo para Resolução do Problema de Pacientes em Unidade de Emergência / Relationship between Sign/Symptom and Time for Problem Solving of patients Admitted to an Emergency Unit

Ponte, Keila Maria de Azevedo; Farias, Maria Sinara; Fontenele, Maria Gabriela Miranda; Bastos, Francisco Elinaldo Santiago; Sousa, José Garcia de.
Rev. bras. ciênc. saúde ; 21(3): 255-260, 2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-987539

Objetivo:

Verificar a relação entre sinal/sintoma e o tempo para resolução do problema de pacientes em unidade de emergência. Material e

Métodos:

Pesquisa qualitativa realizada de novembro de 2014 a janeiro de 2015 com 85 pacientes hospitalizados na Emergência do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral-Ceará. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista individual e analisados a partir da Análise de Conteúdo de Minayo.

Resultados:

O início dos sinais/sintomas variou, desde a ocorrência no dia da hospitalização até queixas crônicas há oito meses. Quanto ao tempo entre o aparecimento dos sinais/sintomas até a chegada ao hospital, variou de meia hora até seis dias. Já o tempo da admissão no hospital à efetivação do tratamento, os relatos foram de satisfação quanto ao tempo rápido, apesar de alguns descontentamentos com a demora percebida.

Conclusão:

Em se tratando de cuidados em serviços de emergência, o tempo entre o início dos sinais e sintomas e a efetivação do tratamento deve ser considerado em todos os atendimentos, visto que o problema de saúde deve ser solucionado com maior brevidade possível com vistas a prevenir complicações. (AU)
Biblioteca responsável: BR8.1
Localização: BR8.1; v.21, n.3