Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validação de instrumento de avaliação da segurança de pacientes renais em hemodiálise / Validación de instrumento de evaluación de la seguridad de pacientes renales en hemodiálisis / Validation of a safety assessment instrument for chronic renal patients on hemodialysis

Aguiar, Letícia Lima; Guedes, Maria Vilani Cavalcante; Galindo Neto, Nelson Miguel; Melo, Geórgia Alcântara Alencar; Almeida, Paulo César de; Oliveira, Roberta Meneses; Caetano, Joselany Áfio.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 31(6): 609-615, Nov.-Dez. 2018. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-989016
Resumo Objetivo Construir e validar um instrumento de avaliação da segurança de pacientes renais crônicos em hemodiálise. Métodos Estudo metodológico que abrangeu elaboração do instrumento e validação de conteúdo por 14 juízes; e avaliação da compreensão, por nove enfermeiros. A construção foi fundamentada na legislação sanitária sobre hemodiálise e padrões internacionais de segurança de pacientes. Para análise da concordância dos juízes, foi calculado o Coeficiente de Correlação Intraclasse, Índice de Validade de Conteúdo e teste binomial. Resultados Os itens do instrumento do tipo Likert foram distribuídos nas seis metas internacionais de segurança de pacientes, obtiveram Coeficiente de Correlação Intraclasse de 0,98. O instrumento final ficou com 57 itens com Índice de Validade de Conteúdo de 0,96 e teste binomial ≥0,86. Conclusão O instrumento foi considerado compreensível, relevante e condizente com os padrões de segurança, tendo demonstrado validade de conteúdo e compatibilidade para avaliar a segurança do paciente em ambientes de tratamento hemodialítico.
Biblioteca responsável: BR1.2