Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sobrecargas física, emocional e social dos cuidadores informais de idosos / Sobrecargas física, emocional y social de los cuidadores informales de ancianos / Physical, emotional and social burden of elderly patients' informal caregivers

Mendes, Polyana Norberta; Figueiredo, Maria do Livramento Fortes; Santos, Ana Maria Ribeiro dos; Fernandes, Marcia Astres; Fonseca, Ruth Suelle Barros.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 32(1): 87-94, Jan.-Fev. 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-989026
Resumo

Objetivo:

Avaliar a sobrecarga e identificar os fatores relacionados a sobrecarga em cuidadores informais de idosos acamados em domicílio assistidos pela Estratégia Saúde da Família.

Métodos:

Estudo analítico, transversal, desenvolvido com 208 cuidadores informais. A coleta de dados ocorreu no período de fevereiro a julho de 2017, por meio da aplicação do roteiro de caracterização e do Questionário de Avaliação da Sobrecarga do Cuidador Informal. Para análise utilizou-se o software Statistical Package for the Social Science, versão 20.0. Foram realizadas estatísticas descritivas (medidas de tendência central e dispersão, frequência absoluta e relativa) e inferenciais (teste de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis; teste de correlação de Spearman).

Resultados:

A média total da sobrecarga foi de 71,1 (±26,3). Observou-se diferença estatística do escore total de sobrecarga e dos domínios que a compõe e as variáveis estado civil do cuidador; grau de parentesco com o idoso e em todas as variáveis clínicas do cuidador. Registrou-se correlação positiva entre a sobrecarga e a idade do cuidador e entre a sobrecarga e horas do dia dedicadas ao cuidado.

Conclusão:

A sobrecarga foi maior para os cônjuges, os que apresentavam comorbidades, dores relacionadas à atividade desempenhada e para os que consideraram sua saúde regular.
Biblioteca responsável: BR1.2