Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Development of a journal club on the Nursing management process / Desarrollo de un club de lectura sobre el proceso de gestión en enfermeira / Desenvolvimento de um clube de leitura sobre o processo gerencial em enfermagem

Moraes, Viviana Carolina Oyan de; Spiri, Wilza Carla.
Rev. bras. enferm ; 72(supl.1): 221-227, Jan.-Feb. 2019. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-990701
RESUMO

Objetivo:

Desenvolver um clube de leitura sobre temas de gerenciamento em enfermagem.

Método:

Pesquisa-ação, adotando-se a análise de conteúdo como referencial metodológico e a estratégia do clube de leitura. Participaram 12 gerentes de enfermagem de um hospital público do estado de São Paulo no período de agosto a novembro de 2016.

Resultados:

os dados revelaram a participação dos enfermeiros no clube de leitura em cinco encontros planejados coletivamente e cujos temas foram "aspectos referentes à organização", com os subtemas "planejamento", "processo de trabalho", "estrutura" e "gestão de pessoas"; e o tema "aspectos referentes à equipe", com os subtemas "autonomia", "comportamento/atitude", "sensibilização" e "problemas sociais".

Conclusão:

O estudo mostrou a abrangência de temas que o clube de leitura pode abordar em relação ao gerenciamento e o quanto o embasamento científico é importante no cotidiano dos gerentes de enfermagem para melhorar a qualidade da assistência e a capacidade para gerenciar.
Biblioteca responsável: BR1.1