Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Elaboração e validação de vídeo educativo para prevenção de queda em criança hospitalizada / Elaboration and validation of educational video for prevention of falls in hospitalized children

Campos, Débora Câmara de.
Niterói; s.n; 2019. 111 p.
Tese em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-995798
Intervenções educativas voltadas para profissionais podem ser úteis para prevenção da queda em criança hospitalizada, pois propiciam melhor compreensão do fenômeno da queda, de maneira a contribuir para o desenvolvimento das melhores práticas em saúde. O objeto deste estudo é tecnologia educacional em formato de vídeo educativo sobre prevenção de queda em criança hospitalizada voltado para profissionais de saúde. Este estudo tem como objetivo geral Elaborar e validar tecnologia educacional em formato de vídeo voltado para os profissionais de saúde sobre a prevenção de queda em criança hospitalizada. E como objetivos específicos identificar temas pertinentes para elaboração de tecnologia educacional em formato de vídeo voltado para os profissionais de saúde sobre a prevenção de queda em criança hospitalizada; elaborar tecnologia educacional em forma de vídeo voltado para os profissionais de saúde sobre a prevenção de queda em criança hospitalizada; Validar com juízes-especialistas a tecnologia educacional em formato de vídeo elaborada; Validar com público-alvo a tecnologia educacional em formato de vídeo elaborada.

Metodologia:

estudo de elaboração e validação de tecnologia educacional em formato de vídeo, do tipo pesquisa metodológica, realizada em cinco etapas. 1ª Etapa Identificação dos temas a partir da revisão de literatura e do Protocolo de prevenção de queda do Ministério da Saúde. 2ª Etapa Elaboração do vídeo educativo em animação 2D, a partir da etapa anterior; 3ª Etapa Validação do vídeo educativo com juízes-especialistas em saúde da criança, segurança do paciente e comunicação social, com índice de concordância mínimo de 70%, em ambiente virtual; 4ª Etapa Validação do vídeo educativo com público-alvo, a partir 12 profissionais de saúde de atenção à saúde da criança da Unidade de Pacientes Internos de um Instituto de Pediatria do Rio de Janeiro, índice de concordância mínimo de 70%.

Resultados:

Os temas emergiram de 12 artigos encontrados por revisão integrativa de literatura e do Protocolo de prevenção de queda do Ministério da Saúde definição de queda; fatores de risco de queda associados à infância e à hospitalização; ações de prevenção da queda em criança hospitalizada; intervenções frente à queda. A partir disso, foi produzido vídeo educativo em animação 2D. Foi avaliado por 13 juízes-especialistas, com índice de concordância de adequação do material de 86%. O item 2.9, referente ao tamanho adequado dos títulos e tópicos foi adequado conforme orientação dos juízes, por obter 69,2% de índice de concordância. Após adequação do material, a validação com o público-alvo resultou em índice de concordância de 99, 3%, não sendo necessária nova adequação do material. Sendo este vídeo uma TE válida para educação/capacitação de profissionais de saúde de/na atenção à saúde da criança.

Conclusão:

a tecnologia educacional elaborada a partir da revisão de literatura e do protocolo de prevenção de queda, em formato de vídeo 2D, é válido para educação de profissionais de saúde que atuam com crianças, visando sua prevenção de queda em ambiente hospitalar
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR 1342.1; D 363.13, C198