Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construção e validação de conteúdo dos checklists de segurança do paciente no cuidado de enfermagem em unidades de terapia intensiva neonatal / Construction and validation of content of patient safety checklists in nursing care in neonatal intensive care units

Silva, Daniela Cristina Zica.
Belo Horizonte; s.n; 2019. 158 p. ilus.
Tese em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-998507

Introdução:

A segurança do paciente nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) é complexa, considerando os problemas concernentes com os eventos adversos (EA) e as lacunas quanto à falta de instrumentos que direcionem o cuidado de enfermagem.

Objetivo:

Validar o conteúdo de checklists de cuidados de enfermagem pautados na segurança do paciente internado em UTIN nos momentos da admissão, internação e preparação para a alta.

Metodologia:

Estudo metodológico, realizado entre 2017 e 2018. A primeira etapa incluiu a revisão integrativa para a construção dos instrumentos guiada pela pergunta norteadora Quais elementos devem compor checklists de cuidados de enfermagem na admissão, internação e preparo para alta, com vistas à segurança do paciente internado em UTIN? A segunda foi a validação de conteúdo dos checklists por enfermeiros especialistas no tema, realizada em três rodadas. Foram avaliados conforme os critérios metodológicos propostos por Pasquali os títulos, os cabeçalhos, as orientações de preenchimento, os itens e as instruções de preenchimento correspondentes, baseados nas Metas Internacionais da Segurança do Paciente e no Programa Nacional de Segurança do Paciente, considerando para a validação o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) ≥ 0,90. Utilizou-se a plataforma Survey Monkey® para desenvolvimento e análise descritiva dos dados. Na primeira rodada participaram 43 enfermeiros especialistas, 33 na segunda e 32 na terceira, os quais foram solicitados a considerar pertinência, objetividade, clareza e relevância dos itens.

Resultados:

Dentre os 111 itens avaliados no total dos três checklists, 110 foram validados com IVC (Índice de Validade de Conteúdo) ≥ a 0,90 após as modificações sugeridas e um único item foi excluído do checklist de admissão por ter apresentado o IVC=0,88.

Conclusão:

Concluiu-se que o conteúdo dos Checklists de segurança do paciente no cuidado de enfermagem nos momentos da admissão, internação e preparação para a alta da UTIN foi considerado válido pelo comitê de especialistas. Ressalta-se a necessidade de aperfeiçoamento constante dos checklists. Os resultados da pesquisa limitam-se à validade de conteúdo, recomendando, posteriormente, a validação clínica dos instrumentos.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.1
Localização: BR21.1; T-WX185, SICO