Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tireoidite de Hashimoto na infância e na adolescência: estudo retrospectivo de 43 casos / Hashimoto's thyroiditis in children and adolescents: retrospective study of 43 cases

Szeliga, Daniela V. Marques; Setian, Nuvarte; Passos, Leonardo; Lima, Thaís M. Ribeiro de; Kuperman, Hilton; Manna, Thais Della; Damiani, Durval; Dichtchekenian, Vaê.
Arq. bras. endocrinol. metab ; 46(2): 150-154, abr. 2002. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-311023
A tireoidite de Hashimoto (TH) é uma doença auto-imune considerada a principal causa de bócio e hipotireoidismo adquirido em crianças e adolescentes em áreas näo endêmicas. Este estudo avaliou retrospectivamente 43 pacientes entre 1,1 e 17,6 anos com TH, 36 do sexo feminino e 7 do sexo masculino (proporçäo 5;1). Destes, 81 por cento apresentavam bócio. Na avaliaçäo inicial 37 por cento dos pacientes eram eutireóideos (n=16), 28 por cento apresentavam hipotireoidismo compensado (n=12), 26 por cento hipotireoidismo descompensado (n=11) e 9 por cento eram hipertireóideos (n=4). Anticorpo antitireoperoxidase esteve positivo em 75 por cento dos casos e anti-tireoglobulina em 68 por cento. Todos os pacientes com hipotireoidismo foram tratados com reposiçäo de tiroxina. Apenas 3 pacientes entraram em remissäo após o término da puberdade sugerindo que a evoluçäo para remissäo deve ser considerada e avaliada também após esta fase e periodicamente.
Biblioteca responsável: BR1.2