Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diferenças na prevençäo da Aids entre homens e mulheres jovens de escolas públicas em Säo Paulo, SP / Differences in AIDS prevention among young men and women of public schools in Brazil

Antunes, Maria Cristina; Peres, Camila Alves; Paiva, Vera; Stall, Ron; Hearst, Norman.
Rev. saúde pública ; 36(4 supl): 88-95, ago. 2002. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-326569

OBJETIVOS:

Estudar as práticas sexuais de risco para a infecçäo pelo HIV de estudantes adultos jovens (18 a 25 anos) de escolas públicas noturnas e avaliar as diferenças de gênero e o impacto de um programa de prevençäo de Aids.

MÉTODOS:

Estudo longitudinal de intervençäo, em quatro escolas da regiäo central do Município de Säo Paulo, SP, divididas aleatoriamente em dois grupos intervençäo e controle. Uma amostra de 394 estudantes participou do estudo, e 77 por cento completaram o questionário pós-intervençäo. Realizaram-se "Oficinas de Sexo Mais Seguro" para discutir simbolismo da Aids, percepçäo de risco, influências das normas de gênero nas atitudes, informaçöes sobre Aids, corpo erótico e reprodutivo, prazer sexual e negociaçäo do uso do preservativo. Para a análise estatística, foram empregados os testes qui-quadrado de Pearson e a análise de co-variância.

RESULTADOS:

A freqüência do uso consistente de preservativo foi baixa (33 por cento), e existiam diferenças significativas entre homens e mulheres com referência à sexualidade e à prevençäo de Aids. Ao avaliar os efeitos das oficinas, as mudanças foram estatisticamente significativas entre as mulheres, que relataram maior proporçäo de sexo protegido entre outros aspectos relacionados à prevençäo da Aids. As mudanças näo foram significativas entre os homens.

CONCLUSOES:

O risco para a infecçäo pelo HIV pode ser diminuído, mas resultados mais expressivos podem ser encontrados se forem consideradas as diferenças de gênero e de papéis sexuais por meio de programas comunitários específicos de longa duraçäo. Gênero
Biblioteca responsável: BR67.1