Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Human T-cell lymphotropic virus types I and II infections in a cohort of patients with neurological disorders in Belém, Pará, Brazil

Macêdo, Olinda; Ribeiro-Lima, Telma V; Linhares, Adriana de O; Moura, Antônio de; Gomes, Maria de Lourdes C; Linhares, Alexandre C.
Rev. Inst. Med. Trop. Säo Paulo ; 46(1): 13-17, Jan.-Feb. 2004. ilus, tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-356652
Amostras de soro e/ou líquido céfalo-raquidiano (LCR) foram obtidas de 190 pacientes com quadro de doença neurológica crônica e progressiva, com vistas à detecção de anticorpos para os vírus linfotrópicos humanos de células T dos tipos I (HTLV-I) e II (HTLV-II), durante um período de seis anos (1996 a 2001) em Belém, Pará, Brasil. O grupo compreendia ambos os sexos (homens, 52 por cento), com idades variando de 2 a 79 anos (média, 35,9 anos). Tomando-se os resultados como um todo, 15 (7,9 por cento) indivíduos, incluindo 12 (80 por cento) mulheres adultas, apresentaram anticorpos para HTLV-I/II a partir da triagem pelo procedimento imunoenzimático (ELISA). Soros de 14 desses pacientes também foram testados utilizando-se procedimento de Western blot (WB), alcançando-se freqüências de anticorpos para HTLV-I, HTLV-II e dupla reação (HTLV-I e HTLV-II) em 10 (71,4 por cento), 3 (21,4 por cento) e 1 (7,2 por cento) indivíduos, respectivamente. As freqüências anuais de positividade para HTLV-I/II variaram de 2,6 por cento (2001) a 21,7 por cento (2000), em escala crescente no período de 1998 a 2000. Em conjunto, dificuldade na deambulação (n = 5 pacientes), espasticidade (n = 4) e hipotonia crural compreenderam 80 por cento das manifestações clínicas registradas entre os 15 pacientes cujas amostras de soro continham anticorpos para HTLV-I/II, com base em ELISA. Tais resultados oferecem indicadores quanto a uma possível associação do HTLV-I e do HTLV-II à gênese das mielopatias crônicas em Belém, norte do Brasil.
Biblioteca responsável: BR1.1