Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Clientes idosos submetidos a artoplastia total de quadril primária (ATQP): o que pensam a respeito do cuidado recebido no domicílio / Elder patients subjected to primary total hip arthroplasty (PTHA): what they think about post-operative home care

Paskulin, Lisiane Manganelli Girardi; Eidt, Olga Rosária; Morais, Eliane Pinheiro de; Jansen, Melânia; Schossler, Thaís; Gonçalves, Arlene.
Acta paul. enferm ; 17(2): 211-221, abr.-jun. 2004. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-451458
Trata-se de uma pesquisa observacional, de cunho exploratório descritivo, vinculada ao Projeto Formação de Recursos Humanos e Políticas de Saúde saúde do idoso. Investiga com os clientes atendidos pelo Programa de Enfermagem no Cuidado Domiciliar a Pacientes Submetidos a ATQP no Hospital das Clínicas de Porto Alegre perceberam o cuidado recebido no pré e pós-operatório pelos enfermeiros e familiares, no domicílio. Nesse Programa, os clientes receberam a visita de enfermagem domiciliar pré-operatória, para verificar e adequar as condições domiciliares e, no pós-operatório, para avaliar sua evolução clínico-cirúrgica e orientações necessárias. A coleta de dados foi através de consulta aos prontuários e entrevistas semi-estruturadas, realizadas, preferencialmente, nos domicílios dos clientes, com idade entre 60 e 80 anos. A análise qualitativa das informações foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo. As questões éticas foram contempladas com o Consentimento Livre e Esclarecido aprovado pelo Comitê de Ética Institucional. Do universo de 23 clientes submetidos à cirurgia, de março de 1999 à janeiro de 2002, 12 foram entrevistados. Da análise e interpretação emergiram cinco categorias relacionadas à organização doméstica, singularidade do cuidado, tranquilidade e segurança, mudanças experienciadas após a cirurgia e o cuidado no domicílio, representando um viver não interrompido pela circunstância cirúrgica. As conclusões apontam para eficiência e humanização dessa proposta.
Biblioteca responsável: BR1.2