Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acesso e acolhimento em unidades de saúde na visão dos usuários / Access and quality care in health care centers from the users' point of view

Lima, Maria Alice Dias da Silva; Ramos, Donatela Dourado; Rosa, Raquel Borba; Nauderer, Taís Maria; Davis, Roberta.
Acta paul. enferm ; 20(1): 12-17, 2007.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-457038

OBJETIVO:

Caracterizar, a partir da opinião dos usuários, o acesso ao atendimento e a prestação do serviço oferecido, quanto à forma como são acolhidos em unidades de saúde de Porto Alegre.

MÉTODOS:

Entrevistas semi-estruturadas com usuários em duas unidades de saúde, realizadas entre outubro e dezembro de 2002 e de julho a novembro de 2003. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temático.

RESULTADOS:

Foram identificados fatores ligados ao acesso funcional, tais como a espera prolongada, a necessidade de chegar muito cedo para garantir o atendimento. O acesso geográfico foi considerado adequado pelos usuários. Quanto ao acolhimento, desempenho profissional, durante o atendimento, e o vínculo estabelecido entre o usuário e o serviço de saúde, foram os principais fatores valorizados pelos usuários.

CONCLUSÃO:

O acolhimento relaciona-se com o vínculo entre o usuário e o serviço de saúde, com a resolutividade do atendimento e com a adequação do serviço às necessidades dos clientes.
Biblioteca responsável: BR1.2