Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dificuldades de comunicação verbal do cliente laringectomizado / Dificultades de comunicación verbal del cliente sometido a la retirada quirúrgica de la laringe / Verbal communication difficulties in client with laryngectomy

Matos, Roberta Evangelista de; Soares, Enedina; Castro, Maria Euridéa de; Fialho, Ana Virgínia de Melo; Caetano, Joselany Áfio.
Rev. enferm. UERJ ; 17(2): 176-181, abr.-jun. 2009.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-528335
Estudo descritivo e qualitativo foi realizado com 10 adultos laringectomizados, em hospital filantrópico, em Fortaleza-CE. Teve como objetivos analisar a importância da comunicação verbal para o cliente estomizado, avaliar se ele foi informado sobre a alteração da fala e descrever seus sentimentos diante da dificuldade de comunicação verbal. A coleta de dados foi realizada no período de abril a maio de 2008, com o emprego da entrevista semi-estruturada e a observação livre. Os resultados evidenciaram que a comunicação verbal é um instrumento indispensável, e, sem ela, é impossível ter uma vida de qualidade. Os clientes foram esclarecidos sobre o prejuízo na comunicação verbal, embora tenha havido relatos de falta de orientação. Ante a dificuldade de comunicação, os sentimentos foram tristeza, ansiedade e medo de nunca mais falar.  A maioria dos clientes foi orientada sobre a dificuldade de comunicação, mas nenhum citou a participação do enfermeiro.
Biblioteca responsável: BR1366.1