Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Esporotricose cutânea experimental: Avaliação in vivo do itraconazol e terbinafina / Experimental cutaneous sporotrichosis: in vivo evaluation of itraconazole and terbinafine

Antunes, Tatiana de Ávila; Nobre, Márcia de Oliveira; Faria, Renata Osório de; Meinerz, Ana Raquel Mano; Martins, Anelise Afonso; Cleff, Marlete Brum; Fernandes, Cristina Gevehr; Meireles, Mário Carlos Araújo.
Rev. Soc. Bras. Med. Trop ; 42(6): 706-710, Dec. 2009. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-539522
O estudo objetivou avaliar a atividade in vivo do itraconazol e terbinafina no tratamento da esporotricose cutânea experimental. Foram utilizados 80 ratos Wistar divididos em quatro grupos (TERB20, TERB30, ITRA e CONT) inoculados no coxim plantar esquerdo com 0,2ml de solução contendo 2x103 células de Sporothrix schenckii/ml e tratados com terbinafina (20 e 30mg/kg), itraconazol (10mg/kg) e placebo durante 13 semanas. As lesões do sítio de inoculação foram avaliadas e mensuradas semanalmente, assim como a disseminação das mesmas. Após foi realizada análise micológica e histopatológica. Os resultados demonstraram que os animais do grupo ITRA diferiram estatisticamente em todos os parâmetros avaliados em relação ao CONT. Em relação à terbinafina, não houve diferenças estatísticas entre os grupos tratados e controle. Pode-se confirmar a boa atividade do itraconazol no tratamento da esporotricose e a pouca eficácia da terbinafina nas doses utilizadas, sendo necessários mais estudos com este antifúngico.
Biblioteca responsável: BR1.1