Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Potencial evocado auditivo tardio relacionado a eventos (P300) na síndrome de Down / Late auditory event-related evoked potential (P300) in Down's syndrome patients

César, Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro; Caovilla, Heloisa Helena; Munhoz, Mário Sérgio Lei; Ganança, Maurício Malavasi.
Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) ; 76(2): 206-212, mar.-abr. 2010. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: lil-548322
A síndrome de Down é causada pela trissomia do cromossomo 21 e está associada com alteração do processamento auditivo, distúrbio de aprendizagem e, provavelmente, início precoce de Doença de Alzheimer.

OBJETIVO:

Avaliar as latências e amplitudes do potencial evocado auditivo tardio relacionado a eventos (P300) e suas alterações em indivíduos jovens adultos com síndrome de Down. MATERIAL E

MÉTODO:

Estudo de caso prospectivo. Latências e amplitudes do P300 foram avaliadas em 17 indivíduos com síndrome de Down e 34 indivíduos sadios.

RESULTADOS:

Foram identificadas latências do P300 (N1, P2, N2 e P3) prolongadas e amplitude N2 - P3 diminuída nos indivíduos com síndrome de Down quando comparados ao grupo controle.

CONCLUSÃO:

Em indivíduos jovens adultos com síndrome de Down ocorre aumento das latências N1, P2, N2 e P3, e diminuição significativa da amplitude N2-P3 do potencial evocado auditivo tardio relacionado a eventos (P300), sugerindo prejuízo da integração da área de associação auditiva com as áreas corticais e subcorticais do sistema nervoso central.
Biblioteca responsável: BR1.1