Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influência da escolaridade na hipertrofia miocárdica de pacientes em hemodiálise / Influence of educational level on myocardial hypertrophy of hemodialysis patients

Martin, Rosana dos Santos e Silva; Franco, Roberto Jorge da Silva; Matsubara, Beatriz Bojikian; Zanati, Silméia Garcia; Barretti, Pasqual; Martin, Luis Cuadrado; Balbi, André Luís; Antunes, Aline Araújo; Martins, Antônio Sérgio.
J. bras. nefrol ; 32(1): 71-76, jan.-mar. 2010.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-548397

Introdução:

A doença renal crônica apresenta elevado risco cardiovascular. dados da população geral associam as doenças cardiovasculares a baixo nível de escolaridade, porém nehum trabalho avaliou essa associação entre pacientes em hemodiálise.

objetivo:

Avaliar a associação entre Botucatu (UNESP). dados clínicos, laboratoriais e ecocardiográficos foram extraídos dos prontuários. os pacientes foram divididos em dois grupos de acordo com a mediana da escolaridade o grupo I foi constituído por pacientes com escolaridade <- três anos, e grupo II por pacientes com escolaridade superior a três anos.

resultados:

pressão arterial, ganho de peso interdialítico e variáveis com diferença estatística entre os dois grupos ao nível de p< 0,2 foram selecionadas para análise múltipla. Na análise múltipla, associações independentes foram consideradas ao nível de p< 0,05. A média de idade dos pacientes foi 57+- 12.8 anos, 46 pacientes eram homens (57%) e 53 eram brancos (67%). As variáveis selecionadas para análise múltipla foram idade (p= 0,004), anos de escolaridade (p, 0,0001), índice de massa corpórea (p= 0,124), diâmetro do ventrículo esquerdo (p= 0,048) e índice de massa ventricular (p= 0,006). As drogas anti-hipertensivas empregadas foram similares em ambos os grupos. A pressão sistólica (p=0,006) e a escolaridade (p=0,047) apresentaram correlação significativa e independente com índice de massa ventricular.

Conclusão:

Em pacientes em hemodiálise, houve correlação da massa do ventrículo esquerdo não apenas com a pressão arterial, mas também com o nível educacional.
Biblioteca responsável: BR12.1