Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influência do exercício aeróbio na renina de portadores de hipertensão arterial com sobrepeso / Effect of aerobic exercise on plasma renin in overweight patients with hypertension

Martinelli, Bruno; Barrile, Silvia Regina; Arca, Eduardo Aguilar; Franco, Roberto Jorge da Silva; Martin, Luis Cuadrado.
Arq. bras. cardiol ; 95(1): 91-98, jul. 2010. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: lil-554515
FUNDAMENTO A atividade do sistema renina-angiotensina-aldosterona tem relação direta com sobrepeso e sedentarismo, e essas variáveis se associam à hipertensão arterial (HA). O exercício aeróbio propicia melhor controle da pressão arterial (PA) por agir nos mecanismos da regulação pressórica, dentre eles, a atividade de renina plasmática (ARP).

OBJETIVO:

Avaliar a influência do exercício aeróbio sobre ARP em portadores de HA com sobrepeso.

MÉTODOS:

Foram avaliados níveis pressóricos, bioquímicos e antropométricos pré e pós-treinamento de 16 semanas, três vezes por semana, a 60 por cento-80 por cento da frequência cardíaca máxima. Os dados foram expressos em média ± desvio padrão ou mediana e intervalo interquartílico, e analisados pelo teste "t", Mann-Withney e ANOVA (p < 0,05).

RESULTADOS:

Vinte indivíduos apresentaram média de idade de 57 ± 7,0 anos e índice de massa corpórea de 30 ± 3,5 kg/m². O treinamento aeróbio promoveu a redução da porcentagem de gordura corporal (35 ± 7,8 para 30 ± 5,6 por cento), da frequência cardíaca (FC) (80 ± 10,4 para 77 ± 8,5 bpm) e da pressão de pulso (PP) (50 ± 11,8 para 46 ± 10,0 mmHg) na amostra geral (p < 0,05), sem redução da ARP, que variou de 0,8 (0,45-2,0) a 1,45 (0,8-2,15) ηg/ml/h (p = 0,055). No grupo com redução da circunferência abdominal (CA) (n = 8) houve redução da PA sistólica e PP (p < 0,05). No grupo sem redução da CA, nenhuma das variáveis pressóricas apresentou alteração. A ARP não se associou com nenhuma variável estudada. O efeito do treinamento aeróbio associou-se à redução da PP na casuística total e à redução da PA sistólica no subgrupo com redução da CA.

CONCLUSÃO:

O treinamento aeróbio não reduziu a ARP em hipertensos com sobrepeso.
Biblioteca responsável: BR1.1