Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Incidência de paralisia facial após tratamento cirúrgico de neoplasia de parótida - um estudo restrospectivo / Impact of facial paralysis after surgical treatment of parotid neoplasia - a retrospective study

Paiva, Thatiana Moreira; Wosiacki Filho, Woldir; Schleder, Juliana Carvalho; Costa, Cesar; Oliveira, Benedito Valdecir.
Rev. bras. cir. cabeça pescoço ; 39(4)out.-dez. 2010. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-570100

Introdução:

O tratamento cirúrgico das neoplasias da glândulaparótida depende do tipo histológico envolvido, principalmentequando se trata de lesão maligna. Todo procedimentocirúrgico envolvendo a parótida possui um risco de lesão donervo facial, sendo que a incidência na literatura varia de 20 a40%.

Objetivo:

Verificar a incidência de paralisia facial apóstratamento cirúrgico de neoplasia de parótida nesta instituição.

Método:

Foi realizado estudo clínico retrospectivo de um grupode 446 prontuários de pacientes com Código Internacional deDoenças (CID) compatível com neoplasia de parótida submetidosa tratamento cirúrgico no Serviço de Cabeça e Pescoço doHospital Erasto Gaertner, no período entre janeiro de 1998 edezembro de 2007. Foram coletados dados referentes a sexo,idade, anatomopatológico final, tamanho nódulo pré-operatório,tipo de cirurgia, tempo cirúrgico, paralisia facial e realizaçãode fisioterapia pós operatória. Foi realizado análise estatísticaatravés do teste qui-quadrado para correlacionar as variáveiscom a presença de paralisia facial.

Conclusão:

Foi encontradocorrelação significativa entre incidência de paralisia facial nospacientes com neoplasia benigna que realizaram outro tipo decirurgia (excisão, exerese, extirpação e ressecção) e tamanhodo nódulo pré-operatório. Nos pacientes com neoplasia malignaque realizaram parotidectomia total relação significativa com aidade. Considerando todos os pacientes que realizaram cirurgia,benignos e malignos que evoluíram com paralisia facial, foramsignificativos a idade, o tamanho e o tempo de cirurgia com apresença de paralisia facial.
Biblioteca responsável: BR1.1